segunda-feira, 4 de março de 2013

Decoração através dos Sentidos




No post anterior dei ênfase no primeiro sentido, o OLFATO, agora, irei falar dos outros. Esse texto foi retirado do site Desing on the Rocks, um lugar que curto muito visitar - #ficaadica! 


2.       Tato: que sentido seria mais apaixonante que o toque? Sinta o material dos objetos (se é liso, áspero, quente, frio…), cultive plantas. Provoque o tato utilizando texturas e materiais interessantes na sua decoração.


3.       Audição: os sons determinam a qualidade do ambiente. Se quiser um espaço calmo e relaxante, utilize sons naturais (água corrente em uma fonte ou cascata, um sino dos ventos) ou uma música gostosa. E que dizer de pássaros cantando e folhas balançando ao vento? Há quem prefira os sons urbanos (carros buzinando, sirenes tocando, etc).



4.       Paladar: Não são todos, mas existem certos ambientes que exploram o paladar como nenhum outro. A cozinha, por definição, faz aflorar sensações incríveis quando a relação entre olfato e visão foi bem resolvida no ambiente. Experimente utilizar uma vistosa cesta de frutas na sala de jantar, ou cores que estimulem o apetite (laranja, vermelho, etc), para criar uma sensação de sabores diferentes.



5.       Visão: certamente o mais superestimado dos 5 sentidos. É com ela que percebemos o mundo e nos relacionamos com os outros. Crie espaços visualmente agradáveis, estabeleça ordem nas coisas e use cores que lhe agradem. Preste atenção ao equilíbrio entre o todo e os detalhes. Utilize este sentido para coordenar todas as outras sensações emanadas do seu lar.


Mesmo que não consiga, tente explorar todos os sentidos nos projetos. A boa arquitetura (e, por extensão, o bom design de interiores) é aquela que utiliza elementos que possam ser explorados pelos nossos 5 sentidos.
Não foque apenas na visão. O verdadeiro lar vai além do visual, da imagem. Ele transcende as aparências. É o espaço onde você se sente à vontade, relaxado, aproveita a vida com a família, e gosta de trazer os amigos para compartilhar os bons momentos.

CARPE DIEN!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os que desprezam os pequenos acontecimentos nunca farão grandes descobertas. Pequenos momentos mudam grandes rotas." - Seu comentário MUDARÁ a rota do post. Vamos lá: comente e vamos mudar o mundo! Os comentários serão respondidos aqui mesmo!